PREFÁCIO
Há médicos que aprendem a ciência e a arte da medicina e as usam em benefício de seus pacientes. Há outros, entretanto, que possuem o dom da inquietude sadia que, além disto, os leva a dividir o seu aprendizado e suas reflexões com seus pares e seus alunos, divulgando dados e informações, descrevendo suas experiências, multiplicando o conhecimento que se irá traduzir em benefícios a um número maior de pacientes.
Nesta categoria de inquietos situa-se o Dr. Paulo R. Margotto. De uma forma continuada, através dos anos, o Dr. Margotto tem divulgado para todo o Brasil dados estatísticos da Unidade de Neonatologia do Hospital Materno Infantil de Brasília, reproduções e resumos de artigos neonatais relevantes e experiências pessoais e de seu grupo. Poder-se-ia prever que este acervo coletado por longo período desembocaria, quase que inevitavelmente, num livro de Neonatologia, agora oferecido à comunidade pediátrica pelo Dr. Margotto e seus colaboradores.
Trata-se de um livro prático, para consulta rápida, editado em português por quem conhece a Neonatologia mas conhece também as peculiaridades da Neonatologia no Brasil. Estas publicações são muito úteis ao médico na linha de frente e ao estudante e complementam os amplos e detalhados tratados, tão bem desenvolvidos nos Estados Unidos e na Europa.
O livro aqui apresentado é bastante abrangente e, além dos clássicos temas de tratamento intensivo neonatal, contempla ainda aspectos importantes da pediatria preventiva neonatal.
Está, pois, plantada a árvore. Que ela dê muitos frutos.
Renato M. Fiori
Professor de Neonatologia
PUCRS, Porto Alegre
Nenhum comentário:
Postar um comentário